ISBN: 978-65-998512-6-1
DOI: 10.5281/zenodo.7425376
Descrição: O livro “Cotidiano Escolar: Mais que Muros” nasce da intencionalidade de apresentarmos alguns dos temas relevantes para o cotidiano escolar, que perpassam os limites físicos dos muros que hoje cercam nosso ambientes escolares: a gestão escolar; as questões de ordem ética dos seres humanos, em especial a possibilidade de se trabalhar com essa questão com nossos alunos; a evasão escolar dos cursos noturnos, neste estudo em especial um curso subsequente e por fim, a importância da alfabetização científica e tecnológica na formação do cidadão.
O primeiro capítulo, que trata da avaliação no âmbito da gestão escolar, trata da importância dos procedimentos avaliativos para que os gestores possam assegurar a qualidade institucional e atuação adequada destes e dos professores no âmbito escolar, tendo como foco principal a efetividade do ensino e aprendizagem dos alunos. Considera que os processos avaliativos devem ter a finalidade de aprimorar a atuação dos gestores e educadores, com a finalidade primordial de buscar uma educação de qualidade que atenda a formação humana dos alunos.
O segundo capítulo apresenta a contação de histórias como uma possibilidade de se ensinar as virtudes para a formação ética dos alunos da Educação Infantil, contribuindo assim para a formação da pessoa como ser social, enfrentando questões de ordem ética. As virtudes trabalhadas foram amizade, honestidade e justiça e como resultado obteve-se que os alunos nessa faixa etária estão aptos e entenderem e desenvolverem as virtudes, tendo a contação de histórias uma ferramenta de ensino que contribui significativamente para a construção das virtudes no ser humano.
O terceiro capítulo trata de identificar e analisar as causas e os fatores da evasão dos jovens e adultos do curso subsequente de uma escola técnica federal, com aulas no período noturno. Faz apontamentos que direcionam as percepções dos alunos evadidos e reflete sobre as possibilidades e necessidades da escola para que dê mais condições de permanência e êxito desses alunos que, por serem em sua maioria adultos, já possuem uma carga de responsabilidades e perspectivas que por vezes, confrontam-se com as intencionalidades da escola.
O quarto capítulo atêm-se a importância da alfabetização científica e tecnológica na formação do cidadão, levando em consideração que a sociedade e os conhecimentos estão a todo momento sendo atualizados, e ensinar deve ser muito mais do que repassar conhecimentos, mas conectar o aluno e os conteúdos escolares com a realidade vivenciada pelos cidadãos que estão na escola.
Esperamos que a leitura seja agradável e profícua e que os questionamentos apontados possam ser apenas a ponta do “iceberg” de vontade e interesse em aprofundar nesses assuntos tão contemporâneos, embora a muito tempo discutidos no âmbito escolar.
Organizador: Claudionor Nunes Cavalheiro
Autores: Agostinho Morosini; Andreia Nunes de Castro; Bruna Rodrigues Cardoso Miranda; Claudionor Nunes Cavalheiro; Eliene Costa Silva; Maria Judith Sucupira da Costa Lins.
Capítulos
Capítulo 1
AVALIAÇÃO NO ÂMBITO DA GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Agostinho Morosini
Capítulo 2
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE VIRTUDES
Bruna Rodrigues Cardoso Miranda; Maria Judith Sucupira da Costa Lins
Capítulo 3
EVASÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Andreia Nunes de Castro; Eliene Costa Silva; Claudionor Nunes Cavalheiro
Capítulo 4
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Claudionor Nunes Cavalheiro
AUTORES
ORGANIZADOR
TODOS OS INDEXADORES DO E-BOOK